Swatches e comparações: Batons Retro Matte M.A.C

No post da semana passada, sobre os batons Retro Matte (aqui) da M.A.C, surgiram pedidos de comparações com outros batons da marca e de outras marcas. Já adianto que em termos de acabamento super seco e com aparência aveludada nenhum dos mostrados neste post se equipara aos retro matte. No quesito cor, existem algumas semelhanças.

O mais parecido que encontrei com o Runway Hit, em termos gerais, foi o Kinda Sexy (M.A.C). Mesmo sendo matte, o Kinda Sexy é bem menos opaco quando colocado lado a lado com o Runway Hit, além de ser mais neutro, menos pêssego.

Runway Hit (esquerda) e Kinda Sexy

Já em termos apenas de cor, o Runway Hit me parece uma mistura entre o Ravishing (M.A.C) e o Costa Chic (M.A.C). Contudo, esses dois são, respectivamente, de acabamento cremesheen e frost. O efeito nos lábios é completamente diferente.

Da esquerda para a direita: Ravishing, Runway Hit e Costa Chic

Em relação ao Relentlessly Red, como várias pessoas já apontaram, ele é gêmeo de cor do Impassioned (M.A.C), porém com acabamento retro mate versus amplified. O Impassioned parece mais vivo que o Relentlessly, mas me parece que essa impressão está relacionada a seu acabamento brilhante. Um nacional que é mate e tem a mesma cor é o Retrô do Duda Molinos, que é levemente menos aceso que o novo batom da M.A.C.

Relentlessly Red (esquerda) e Impassioned

Relentlessly Red e Retrô

O All Fired Up, cereja da coleção, parece muito com o Moxie (M.A.C), que mesmo sendo matte é visivelmente menos seco; também é levemente mais rosado. O mesmo acontece em relação ao Bloody Mary (NYX), que por sua vez é mais avermelhado que o All Fired Up. Já o Girl About Town (M.A.C), além de ser cremoso (amplified), é bem mais rosa.

Da esquerda para a direita: All Fired Up, Moxie, Bloody Mary e Girl About Town

Por fim, o Flat Out Fabulous é bastante diferente do Gladiola (M.A.C) e do RS320 (Shiseido). O Gladiola é matte, mas bem menos seco que o Flat Out Fabulous, sem falar que é bem mais arroxeado. O RS320 é bem cremoso e se parece muito com o Gladiola. 


Da esquerda para a direita: Flat Out Fabulous, Gladiola e RS320

O mais parecido com o Flat Out Fabulous que encontrei foi o Fucsia Mate (Contém 1g). A cor é bem parecida, mas o acabamento não. Já o Girl About Town é um rosa bem mais avermelhado.

Da esquerda para a direita: Flat Out Fabulous, Fucsia Mate e Girl About Town

Enfim, essas foram as comparações que me lembrei (ou me lembraram) de fazer. Acho que com tantas opções de batons, nenhuma cor é tão exclusiva mais. Contudo, esse acabamento com certeza é único, reunindo alta pigmentação e cobertura sem falhas com aspecto aveludado. Eu estou usando muito o Flat Out Fabulous e o Relentlessly Red, completamente apaixonada com a aparência deles nos lábios. Na minha opinião, o acabamento retro matte deixa as cores bem mais lindas. Valeu demais a compra! bj

PS: encomendei os meus na Ultimate Beauty

SWATCHES E RESENHA: FLAT OUT FABULOUS, RUNWAY HIT, RELENTLESSLY RED E ALL FIRED UP - BATONS RETO MATTE MAC

O post de hoje é super especial, pois finalmente chegaram meus batons da nova linha Retro Matte da M.A.C. Escolhi de cara o Flat Out Fabulous e ao vivo pude verificar que é o batom mais lindo que já vi! Pessoalmente, pude ver os outros e gostei muito do Relentlessly Red, do All Fired Up e do Runway Hit. Num acesso de gula acabei trazendo para casa os outros 3.

Da esquerda para a direita: Relentlessly Red, All Fired Up, Flat Out Fabulous e Runway Hit

Como mostro nas fotos abaixo (luz natural), O Relentlessly Red é um tom levemente neon de melancia, o All Fired Up é cereja, o Flat Out Fabulous é um magenta bem mais escuro que o Gladiola e o Runway Hit é um pêssego no estilo do Kinda Sexy, porém mais escuro e intenso. Os dois primeiros são    bem diferentes, embora eu não tenha conseguido captar nas fotos toda a diferença, pois o primeiro é bem moderno e nada discreto, já o segundo é mais escuro, fechado, elegante e clássico.

Da esquerda para a direita: Relentlessly Red, All Fired Up, Flat Out Fabulous e Runway Hit


Da esquerda para a direita: Relentlessly Red, All Fired Up, Flat Out Fabulous e Runway Hit

Todos têm acabamento retro matte, de toque mais seco que os matte da M.A.C. Não senti muita dificuldade na aplicação. Foi mais fácil que aplicar o Ruby Woo. Não sei se isso se deve ao calor que está fazendo esses dias em BH ou se é porque eles realmente estão com uma textura melhor. Dá pra ver na primeira foto que eles estavam com a bala brilhante, pois por conta do calor ficaram meio suadinhos. Contudo, meu palpite é mesmo que eles são um pouquinho menos secos que o Ruby Woo. 

De qualquer forma, são batons mais secos que o normal e podem ressecar os lábios no uso prolongado, pedindo uma hidratação prévia e posterior ao uso. Quando uso um batom super seco, hidrato muito levemente com Carmex, o que ajuda o batom a deslizar e aderir sem perder o aspecto fosco (tem que ser muito pouco Carmex). Quando retiro, faço uma leve esfoliação e hidrato generosamente em seguida. Já me acostumei a ter esses cuidados, pois uso batom matte todos os dias, o dia todo. Na foto de boca do Runway Hit não fiz a hidratação prévia e a textura seca do batom realçou o ressecamento dos lábios. Para as outras cores, preparei os lábios e o resultado ficou bem melhor.

 Na foto de cima, Relentlessly Red e, na de baixo, All Fired Up

Na foto de cima, Runway Hit e, na de baixo, Flat Out Fabulous.

Todas as cores que escolhi têm excelente pigmentação, cobertura total e ótima fixação/durabilidade, como de costume nos batons matte da M.A.C. O cheirinho de baunilha característico da marca pareceu um pouco mais intenso nesses batons. Nada que incomode, pelo contrário, é delícia!

Na foto abaixo, uso o Flat Out Fabulous, meu preferido dos que comprei e novo preferido de todos que tenho! Esse magenta é maravilhoso, nem muito claro nem muito escuro, num meio termo perfeito entre o pink e o roxo. A foto dá uma boa noção de como a cor fica nos lábios, em pessoas de pele bem clara e mais rosadinha.


A M.A.C anda lançando tantas coleções por ano que está impossível acompanhar, mesmo porque muitas vezes "repromovem" produtos antigos ou cria versões muito próximas de produtos da linha regular. Fica tudo muito repetitivo às vezes. Contudo, na minha opinião, a coleção Retro Matte foi o melhor lançamento do ano até agora, resgatando esse acabamento de batom tão chique e trazendo novas opções de cores, como o Flat Out Fabulous. Mesmo as cores parecidas com outros batons da marca têm seu charme. Por exemplo, o Relentlessly Red é bem parecido com o Impassioned (em breve mostro comparações). Esse último não uso nunca, porque não gosto tanto de batom amplified. Há muito tempo desejava um super matte nesse tom. Acho que a escolha desse tom para o acabamento da nova linha foi certeira.

Enfim, gostei bastante dessa coleção e indico muito para quem ama batom bem opaco e cores ricas, intensas, com cobertura total e muita durabilidade! bj

Swatches e resenha: 3d Liquid Lustre Diamond e Gold, da Lorac

Hoje mostro um produto bapho para quem gosta de muito brilho emoção na maquigem, a sombra 3D Liquid Lustre da Lorac, nas cores Diamond (base perolada branca com partículas finíssimas de brilho dourado) e Gold (base perolada dourada com partículas finíssimas de brilho dourado).  


Trata-se de uma sombra líquida que pode ser usada sozinha ou por cima de qualquer sombra. Uma vez aplicada, ela seca rapidamente. Também pode ser usada nas faces como iluminador "chegueizão", estilo globeleza. 


Vem numa embalagem de vidro com conta-gotas super linda, cujo conteúdo é de 5ml. Não é muito, mas o produto rende bastante, já que basta uma gotinha para dar bastante brilho à pálpebra. Quando a embalagem fica imóvel por alguns momentos, os brilhos decantam, separando-se do líquido. Antes de usar, basta chacoalhar.  

Detalhes da embalagem

Abaixo, fotos tiradas sem flash da Diamond (esquerda) e da Gold. Cada uma foi aplicada de forma concentrada e espalhada.


Nas duas fotos seguintes, usei a Diamond como lágrimas, numa maquiagem artística que fiz inspirada nos anos 20. As fotos foram tiradas sem flash, mas mesmo assim o brilho aparece muito.




Na foto abaixo, também usei a Diamond (foto sem flash) numa maquiagem de fim de semana:


A fixação do produto é muito boa, mas ele não é à prova d'água ou de esfregões. O brilho é muito intenso e muito lindo. Dá para usar de várias formas e com várias intenções. Dá para usar a sombra líquida mesmo, deixando os brilhos mais esparsos. Outra forma é pingar uma gotinha numa superfície lisa, esperar alguns minutos para que ela seque e aplicar o pó, para obter um brilho muito forte e concentrado. Fiz os dois procedimentos nas fotos de amostra.

Eu achei esse produto muito lindo, mas definitivamente não é para as discretas! É para quem gosta de brilhar - literalmente! bj

Swatches e resenha: Make B. Rio Sixties Delineador Retrô Preto - Boticário

Recentemente, o Boticário lançou na linha Make B. a coleção Rio Sixties, inspirada no Rio de Janeiro da década de 60. A coleção tem alguns itens interessantes, mas o que realmente chamou minha atenção foi o delineador.

Como maquiadora, tenho muitos produtos e o delineador foi o que, de certa forma, se diferenciou de tudo que já tenho. Mesmo tendo vários tipos de delineador, o fato de eu ser apaixonada pelo "gatinho" e usar diariamente na minha própria maquiagem me motiva a procurar produtos de altíssima durabilidade, que ficam intactos o dia todo e ainda resistem sem borrões ou sem craquelar às minhas pálpebras gordinhas. Quando soube que esse delineador era bem difícil de remover, resolvi testá-lo. Os meus testes pessoais de produtos, claro, também visam descobrir produtos de ótima performance para meu trabalho.


O Delineador Retrô Preto vem numa linda embalagem de vidro e tem um aplicador finíssimo de cerdas, diferente dos aplicadores mais comuns, com ponta de feltro. Não gosto desses últimos porque rapidamente ficam danificados e perdem a precisão. Sempre uso para a aplicação de delineador o pincel zero, aquele de cerdas bem fininho, com o qual o do Boticário é bem parecido. Ele permite construir traços finíssimos com mais controle e precisão, assim como traços mais grossos e longos.


O Delineador Retrô Preto tem 6,5 ml e custou R$39,99. O preço é salgado, mas pelo menos vem bastante produto. Seu acabamento é brilhante, não aquele preto opaco que normalmente vemos nos delineadores. Ele é muito preto e pigmentado, produzindo uma coloração bem intensa na primeira aplicação. 

Sua durabilidade é praticamente infinita e este é o ponto polêmico. Mesmo nas minhas pálpebras gordinhas ele resiste o dia todo sem borrar, sumir, perder a cor ou craquelar. Ele é muito difícil de tirar e  demaquilante bifásico não faz o serviço com facilidade. Leva tempo e muitos esfregões para removê-lo completamente. Contudo, descobri que ele sai facilmente na água morna. Não se dissolve, mas esfregando levemente ele sai aos pedaços. Parece uma espécie de película plástica. Assim, quando o uso, retiro toda a maquiagem no banho, com mousse ou sabonete de limpeza facial.


Resumindo, o que é vantagem para mim pode ser uma desvantagem para outras pessoas, de acordo com a necessidade de cada um. Quem precisa de delineador de ultra durabilidade vai amar, mas quem se dá bem com os delineadores em gel, que duram bem e são fáceis de remover, pode se irritar com o Delineador Retrô.  

Os em gel como o Fluidline da M.A.C e o da Sephora, funcionam muito bem para mim, mas se esfregar os olhos a cor fica mais fraca ou o traço sai no cantinho interno. Isso às vezes acontece, pois fico maquiada uma média de 12 horas por dia e acabo esfregando sem querer os olhos. O do Boticário é à prova de esfregões, de choro, de Rock in Rio (testei lá, em dois dias), ou seja, de muito calor, movimento, suor e até algumas lágrimas de emoção! 

sempre ouvindo música! rs

Trocando em miúdos, adorei esse delineador, mas ele pode ser meio chatinho de usar no dia-a-dia, embora seja tranquilo de tirar na água morna. Recomendo para situações mais extremas, como é o caso das noivas, de festas e shows longos e agitados, de pálpebras gordinhas e oleosas. bj! 

Swatches e resenha: base True Match super-blendable makeup L'Oreal

Recentemente ganhei da Ultimate Beauty a base True Match super-blendable makeup da L'Oreal, cor n3, para testar. Essa linha de base, segundo o fabricante, tem uma fórmula ultra-pura que não contém óleos, fragrância ou substâncias comedogênicas (que obstruem os poros). Tem vitaminas A e C, gérmen de trigo e outros componentes que nutrem e protegem a pele. A base se adapta bem ao tom de pele e possibilita controlar a cobertura, trabalhando em camadas. Tem 33 tons entre frios, quentes e neutros, tem FPS17 (em algumas tonalidades, como a minha), cobertura leve a média, ideal para todos os tipos de pele. O acabamento é natural e radiante. A marca ainda promete duração de um dia inteiro.


A embalagem é uma garrafinha linda, que contém 30 ml de produto. Não tem bico dosador. Como a base é bem fina e líquida, é preciso um pouco de cuidado na hora de virar, para não sair muito produto. A cor que ganhei é a n3, Natural Buff. 


Ela é ligeiramente mais escura que minha pele, mas se adaptou bem ao tom após aplicacão. A textura é realmente fina e acetinada. Apesar de ser bem líquida e espalhar bem, ela seca e não transfere nem some com poucas horas de uso, como outras bases mais leves. Na minha pele, ela realmente sobreviveu bem a um dia de trabalho, depois de umas dez horas de atividade e algum suor. A cobertura estava um pouco mais leve, mas a pele continuava muito digna, com a aparência radiante e natural que a marca promete. A pele também continuava sem oleosidade aparente.

Realmente é possível construir camadas sem obter aparência de reboco com a True Match, já que ela é fina e seca rapidamente após aplicação. De leve a cobertura se torna média, com jeito de pele perfeita. Eu me apaixonei por ela. Na foto abaixo, uso apenas a base. Dá pra ver que ela suaviza as imperfeições e deixa a pele com um brilho que é de viço, não de oleosidade.


Abaixo, fotos da maquiagem que usei para trabalhar hoje (07/10). A maquiagem foi feita às 10 h e a foto tirada às 18 h. Apenas o batom foi retocado.



Na foto abaixo, apliquei a base no pulso e espalhei simulando a cobertura média (duas camadas). Na pele mais clara dessa área, a cor sobressai, mas no rosto e no pescoço isso não acontece. Também dá para ver na foto que ela tem minúsculas partículas de brilho que dão esse viço à pele, embora não sejam visíveis no rosto (a foto está com bastante zoom).


Adotei como minha base do dia-a-dia e é um produto de ótimo custo-benefício. Recomendo para quem quer cobertura leve ou média, de acabamento acetinado natural e boa durabilidade.  bj